Distúrbios alimentares, Hipnose, Tensão emocional, Tratamentos com Hipnose

Supere a Compulsão alimentar com a Hipnose Clínica

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrShare on StumbleUponShare on RedditPrint this pageEmail this to someone

A compulsão alimentar se apresenta por meio de um descontrole na forma como o indivíduo se alimenta. Há um exagero na quantidade de alimento, e não se consegue parar até que literalmente, toda a comida disponível seja devorada. Por vezes, o compulsivo não tem fome para toda a comida que ingere, acaba comendo sem vontade e mesmo assim, não se satisfaz. O desejo vem principalmente por doces, como o chocolate, este que estimula a produção de serotonina, substância que nos traz a sensação de prazer, neste caso, aliviando a ansiedade e mesmo a depressão do paciente.

A hipnoterapia possibilitará novas formas de lidar com os sentimentos, agindo na cura das feridas que se abriram e se mantiveram através do tempo, trazendo como sequelas uma alimentação descontrolada

Causas

As causas podem advir de fatores fisiológicos, como restrições por longos períodos em alguma fase da vida ou mesmo repetidos regimes alimentares, que podem ter deixado algum tipo de sequela. Além destes, o que mais influencia são os fatores psicológicos, advindos dos fisiológicos ou de outros como, a ansiedade, excesso de trabalho ou obrigações, perdas, frustrações, stress, solidão, abandono, impaciência, intolerância, rigidez, perfeccionismo entre outros. As pessoas com este transtorno, veem no alimento uma forma de preencher o vazio que sentem. Acaba sendo a forma “mais fácil” de aliviar o sofrimento, porém não é eficaz, pois o vazio continua. Comer é apenas um ato desesperado de obter algum resultado positivo.

Grupo de Risco

A prevalência do transtorno é bem maior em mulheres do que em homens. As pessoas que apresentam a compulsão alimentar, não sentem culpa ao comer exageradamente e nem tentam expelir como no caso da Bulimia Nervosa. Com isso, o transtorno acaba sendo de grande influência para a obesidade. Também pelo fato das preferências por doces e frituras serem maiores, o que colabora ainda mais para o aumento de peso. Isso pode trazer outras complicações como, problemas cardíacos e pressão alta.

Tratamento

Comer é a forma que as pessoas acometidas encontram para lidar com os seus problemas, não conseguem vislumbrar outra alternativa. O objetivo da psicologia e da hipnoterapia é exatamente buscar alternativas saudáveis, para que este indivíduo consiga lidar com as dificuldades, usando seus próprios recursos internos, pensamentos e sentimentos. Mudar ações, atitudes e comportamentos. Muitas vezes é interessante o trabalho multidisciplinar, buscando o auxilio de um nutricionista e um endocrinologista. Busca-se uma reeducação na forma de se alimentar, chegando a um peso ideal e o mantendo. O indivíduo aprender a lidar com a ansiedade e outros sentimentos, sem precisar ingerir alimentos exageradamente.

Por meio de uma anamnese, se faz um “raio x” da história do paciente como um todo. Esse mapeamento será importante para identificar as possíveis causas da compulsão alimentar. A partir disso, a hipnose serve como uma ferramenta para sanar as feridas que se abriram e se mantiveram através do tempo, trazendo as sequelas de uma alimentação descontrolada. A hipnoterapia possibilitará mudanças e novas formas de lidar com os sentimentos, superando as dificuldades e caminhando para uma qualidade de vida, onde o prazer pode ser extraído de inúmeras situações.

You Might Also Like