Hipnose, Tensão emocional, Tratamentos com Hipnose

Lombalgia: A hipnose clínica pode ajudar

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrShare on StumbleUponShare on RedditPrint this pageEmail this to someone

A lombalgia é denominação de toda e qualquer dor que esteja localizada nas costas, desde o pescoço até a bacia. Essas dores também podem conduzirem-se para os membros inferiores, quando denominaremos lombocialgia. As dores lombares geralmente se iniciam de forma leve, com aumento gradativo, levando a uma piora na realização de determinados movimentos, e melhorando dependendo da posição: deitado ou sentado, por exemplo.
Por vezes, o paciente sente como se a coluna estivesse “travada”, isso ocorre devido os espasmos musculares, os quais levam a uma rigidez do corpo. Qualquer movimento poderá trazer a dor, é um peso que parece demasiado para as pernas.

O tratamento com a hipnose tem bons resultados, principalmente com o uso do relaxamento muscular e quando a dor é de origem psicológica

Causas

A lombalgia pode ter inúmeras causas. Podemos citar aquelas que são causas mecânicas, como os erros de postura, e as degenerativas, como a artrose de coluna, ambas acontecendo com maior frequência. Também podemos citar as de ordem psicogênica ou emocional, nessas a hipnose tem uma atuação mais eficaz, pois trata-se de um sintoma de cunho psíquico. Além destas, podem ser causa da dor, os traumatismos, malformação congênita, tumores, osteoporose, infecções e inflamações, como a artrite reumatoide.

Sintomas

As dores ocorrem normalmente na região lombar e irradiam-se para as nádegas. A intensidade é variável, podendo levar a uma incapacitação do indivíduo. Em muitos casos, aparecem mais pela manhã, logo após o acordar, as vezes melhorando com os movimentos cotidianos normais. A dor tem duração de três a quatro dias quando leve, torna-se crônica, na medida em que o quadro durar mais do que três meses, podendo aparecer e desaparecer nesse intervalo.

O tratamento com a hipnose

O tratamento da lombalgia se faz necessário tão logo se perceba que a dor se mantém. É importante salientar que a dor pode ter um caráter benigno de aviso. Ou seja, pode haver algo mais grave, por isso a importância de se fazer um exame médico detalhado. O tratamento com a hipnose tem bons resultados, principalmente com o uso do relaxamento muscular e quando a dor é de origem psicológica. Também pode ser feito em conjunto com exercícios físicos, com indicação de um profissional da área. Portanto, é necessário saber as causas da lombalgia para se ter um melhor diagnóstico, o melhor tratamento e a consequente cura.

You Might Also Like