Feminina, Hipnose, Masculina, Tensão emocional, Tratamentos com Hipnose

Infertilidade Emocional Feminina

A infertilidade se caracteriza pelo fato da mulher, do homem ou de ambos não conseguirem a fecundação do óvulo para que a gravidez ocorra, ou mesmo se mantenha até o nascimento. Isso ocorre pela baixa quantidade ou qualidade do sêmen em relação ao homem, ou complicações físicas, genéticas ou mesmo emocionais em relação a mulher.

Grupos de risco

Em aspectos genéricos, tanto homens quanto mulheres representam um percentual semelhante no processo da infertilidade. Segundo pesquisas, em torno de 30 a 40 por cento, por problemas masculinos e o mesmo percentual para problemas femininos. Os outros 20 a 30 por cento, são problemas diversos e muitas vezes desconhecidos. Neste percentual também está incluída as causas de ordem emocional ou psicológicas, onde a hipnose consegue bons resultados.

Causas

As causas da infertilidade feminina, que são de ordem orgânica, necessitam de um tratamento médico, que pode estar associado a hipnoterapia. Causas físicas como: alterações do cólon uterino, que acabam bloqueando a ascensão dos espermatozoides; síndrome dos ovários policísticos, quando os óvulos não chegam a ser liberados; inflamação do peritônio, que é a camada que reveste a cavidade abdominal, causada normalmente pela endometriose; fator tubário, pequena tuba que conduz o óvulo aos espermatozoides, quando esta apresenta-se com mal funcionamento; e o fator uterino, onde a gravidez não se desenvolve durante os nove meses, neste caso algumas complicações impedem que a gravidez continue.

As causas da infertilidade masculina, giram em torno da dificuldade dos espermatozoides em fertilizar o óvulo. Neste caso, é importante que haja uma análise do sêmen para detectar possíveis problemas, como qualidade, quantidade e movimentação dos espermas. Pesquisas mostram que muitas vezes problemas como stress, má alimentação, falta de atividade física, bebidas alcoólicas e outros, são fatores influentes na queda da produção do sêmen, levando a infertilidade.

Além do tratamento com a medicina, a hipnose pode trazer bons resultados para a fertilidade. Principalmente no que tange às causas desconhecidas da infertilidade, onde os problemas emocionais tem forte carga estressora e bloqueadora nos processos de fertilização. Muitas vezes, a própria ansiedade e anseio pela gravidez depois de algumas tentativas, torna-se bloqueador. Pode-se trabalhar tanto o relaxamento quanto a hipnose. O objetivo é buscar na história do casal, fatores que possam estar influenciando na dificuldade. Podem estar ligados a fatores culturais e familiares ou mesmo traumas de outras relações. Busca-se uma dissolução desses conflitos internos, para que possa haver um fluir natural das emoções, pensamentos e sentimentos do casal. Podendo assim, haver a concretização dos seus desejos de constituir família com a vinda de um filho.