HipnoCiência, Hipnose

Hipnose e Pré-cirurgia

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrShare on StumbleUponShare on RedditPrint this pageEmail this to someone

Ansiedade antes da cirurgia? A hipnose pode ajudar

Médicos da escola médica da Universidade de Yale apresentaram seu estudo na reunião anual da Sociedade Americana de Anestesiologistas. Eles testaram a hipnose em um pequeno grupo de adultos, minutos antes de serem submetidos a cirurgias de ambulatório.

Conclusão: a hipnose funcionou. Após uma sessão de hipnose os pacientes ficaram menos ansiosos com a operação do que estavam há apenas meia hora.

Por que a tensão antes da cirurgia importa? Segundo os pesquisadores, esta tensão está associada a um aumento da dor e da necessidade de analgésicos, além de estadias mais prolongadas no hospital depois da cirurgia.

“Esperamos que através do uso (no pré-operatório) de modificação comportamental tal como programas de hipnose, podemos nos livrar da complicações do pós-operatório”, afirma a Dra. Haleh Saadat, professora assistente de anestesiologia da escola médica da Universidade de Yale.

O estudo de Saadat incluiu 76 pacientes com históricos similares. Eles foram abordados numa sala de espera antes de qualquer cirurgia de ambulatório. Primeiramente, os pacientes foram submetidos a uma pesquisa a fim de avaliar o grau de ansiedade. Depois, 26 pacientes foram submetidos a uma sessão de hipnose de 25-30 minutos. Outros 26 pacientes obtiveram atenção e apoio durante o mesmo período de tempo. Para comparação, 24 outros pacientes ficaram apenas sentados durante meia hora, sem hipnose ou atenção especial.

Depois disso, todos os pacientes se submeteram às pesquisas novamente. A pesquisa foi realizada uma terceira vez — minutos antes da cirurgia, na sala de operações, onde “eles viam os bisturis e todo material cirúrgico”, disse Saadat. As pesquisas demonstraram que os pacientes ficaram menos ansiosos após a hipnose, mesmo na sala de operações.

Diminuindo a ansiedade

Logo após a hipnose, os níveis de ansiedade eram 68% menores do que na sala de espera. Na sala de operações, os níveis de ansiedade do grupo de hipnose foram ainda menores do que a metade do que originalmente apresentaram, afirma Saadat. A atenção e o apoio dispensado aos pacientes ajudou um pouco no início, cortando a ansiedade em 10%. Mas o efeito desaparecia na sala de operações, quando o nível de ansiedade dos pacientes ficava 10% além do que estava na sala de espera.

O grupo de comparação foi o que mais ficou ansioso. O nível de ansiedade deste grupo subiram 17% na segunda pesquisa e depois disparou para níveis elevados, sendo 47% mais altos na sala de operações do que na sala de espera.

“Em nosso estudo procuramos diminuir a ansiedade”, diz. “Apresentamos aos pacientes a sugestão de bem estar e de relaxamento enquanto estavam em transe“. A equipe de Saadat afirma que a hipnose foi “eficaz” no tratamento da ansiedade, convidando outros pesquisadores a realizar mais estudos para confirmar suas conclusões.

A Dra. Saadat e seus associados já estão trabalhando em outro estudo com o objetivo de verificar se a hipnose antes de cirurgias diminui a dor, a náusea e os vômitos após as operações. Ela espera que os resultados estejam disponíveis daqui a um ano.

Fonte: webmd.com

You Might Also Like