Hipnose, Tensão emocional, Tratamentos com Hipnose

Dor Física ou Psíquica: Supere com a Hipnose Clínica

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrShare on StumbleUponShare on RedditPrint this pageEmail this to someone

A dor possui uma estreita relação com o humano. Podemos inferir que as pessoas, praticamente sem exceção, experimentam episódios de dor em algum momento da vida. Temos uma relação bastante íntima com a dor desde o nascimento, porém por vezes é difícil descrever nossas próprias sensações e entendê-las, assim como é difícil compreender a dor do outro. Isso pelo fato da dor ser peculiar a cada indivíduo, seu organismo, sua história e a cultura a qual está inserido. A dor pode ser de origem física ou psíquica e indica que algo não está bem, é uma sensação de desconforto vivenciada por cada indivíduo em particular.

A dor necessária

Cada vez mais assídua na vida das pessoas, as dores podem vir das diferentes doenças e mazelas que o organismo humano está sujeito. A dor tem papel fundamental, inclusive na própria sobrevivência humana, e sua importância é tamanha que o cérebro lhe dá prioridade sobre qualquer outra informação sensorial. A dor é subjetiva, trazendo uma dificuldade maior em quantificá-la, pois cada um terá uma intensidade diferente para a mesma dor em cada indivíduo.

A dor individual

A Associação Internacional para o estudo da dor, define esta como uma experiência sensorial e emocional desagradável, decorrente da lesão real ou potencial dos tecidos do organismo. Trata-se de uma manifestação basicamente subjetiva, variando sua apreciação de pessoa para pessoa. Portanto, a dor terá inúmeras conotações, tanto físicas quanto psíquicas, e dependendo da cultura em que o indivíduo está inserido terá uma intensidade maior ou menor, alguns terão um controle maior ou menor, ou mesmo uma relação bastante próxima pelo fato de buscá-la, como no caso da purificação religiosa pela dor e os próprios ritos sacrificiais que na maioria das vezes envolve a dor. Aristóteles dizia que a dor é um estado de alma. Com isso, podemos pensar que cada indivíduo desenvolverá uma relação singular com a dor.

You Might Also Like