Hipnose, Masculina, Tensão emocional, Tratamentos com Hipnose

Apneia e Ronco: Tratamento com Hipnose Clínica

O ronco é um dos problemas do sono que atingem quase metade da população mundial. O ronco atrapalha não só a pessoa que porventura dorme ao lado, mas também a si mesmo, ou seja, certas pessoas chegam a acordar com o próprio ronco. A apneia é um dos problemas consequentes do ronco, e se caracteriza por momentos durante o sono em que a pessoa para de respirar. Instantes que vão de alguns segundos, com intermitências que chegam a mais de dois minutos.

Com a hipnose, pode-se trabalhar, além de alguns dos sintomas produzidos pela apneia, como a irritabilidade, impotência e a falta de desejo sexual, assim como buscar um sono mais profundo e reparador

Causas

O ronco acontece porque a pessoa respira pela boca. As causas podem ser um desvio no septo, ou complicações que impedem a respiração nasal. O bloqueio parcial da passagem nasal faz vibrar as estruturas anatômicas das vias aéreas superiores e essa vibração emite a sonorização. A própria respiração bucal, com o tempo causa alterações na orofaringe, o que leva a um estreitamento e consequente dificuldade na respiração, com isso a possibilidade de ocorrer uma vibração das vias aéreas são maiores. Essa dificuldade acaba tendo uma predisposição maior em idosos, pessoas obesas, usuários de álcool e fumo. A maior incidência ocorre em homens. Em geral também aparece em pessoas que dormem de costas.

Consequências

Além do incômodo em si que a apneia trás, ela também influencia na qualidade de vida e na saúde do indivíduo. O órgão com maior impacto é o coração, que no momento do ronco precisa trabalhar mais, quando na verdade deveria estar mais relaxado. Isso acaba trazendo mazelas como a hipertensão e outras complicações cardíacas. Além disso, em todo o momento em que a apneia acontece, a pessoa acorda, o que dificulta um sono profundo e reparador. Em função disso, acorda com a sensação de não ter dormido e de estar cansado. Acaba se irritando com facilidade, tem momentos de sonolência frequentes durante o dia e falta de concentração. No homem, pode trazer consequências como a impotência e perda do desejo sexual.

O tratamento com a hipnose

O tratamento pode envolver a parte médica e psicológica. A medicina oferece uma máscara que faz com que o ar entre com mais facilidade nas vias aéreas. Outro aparelho é o retentor lingual, de uso interno. Serve para puxar a mandíbula para a frente, permitindo a abertura das vias aéreas. Outra forma é o procedimento cirúrgico, dependendo do caso. O tratamento com a psicologia, pode envolver a hipnose e relaxamento. Com a hipnose, pode-se trabalhar, além de alguns dos sintomas produzidos pela apneia, como a irritabilidade, impotência e a falta de desejo sexual, assim como buscar um sono mais profundo e reparador. Entretanto, o mais indicado é o trabalho em conjunto, da medicina com a hipnose, podendo obter-se um melhor resultado.

You Might Also Like