Hipnoterapia

A Regressão Cura Traumas

Regressão Cura Traumas
Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrShare on StumbleUponShare on RedditPrint this pageEmail this to someone

Voltar no tempo ou a regressão de idade é um fenômeno natural da mente, isso porque ela é atemporal. A mente pode fluir para todas as dimensões do tempo. A sua imaginação é capaz de lembrar, criar, e recriar cada evento que aconteceu. Bem como algo que não aconteceu, mas que pode te impactar assim que você acreditar que é possível.

A Regressão e o Trauma

A regressão de idade é um dos fenômenos hipnóticos mais conhecidos, talvez por ser uma das mais intrigantes manifestações da mente. É claro que a regressão não é de uso exclusivo da hipnose. Assim como todos os fenômenos hipnóticos, a regressão é uma manifestação natural da sua mente. Toda vez que você se pega pensando no passado fortemente. E fica tão absorto que é como se você estivesse lá novamente, revivendo aquele momento, isso é regressão. Seja por vontade própria como uma lembrança agradável que você viveu aos 7 anos de idade e que foi muito marcante. Bem como de forma involuntária, como no caso de um trauma vivido em sua infância. E quando você se conecta com essa lembrança, é como se revivesse de forma intensa cada pensamento. As sensações, as experiências daquele momento são vividas como se fosse hoje, como se estivesse a viver nesse exato momento.

Na hipnose clínica que se utiliza da regressão de idade para chegar a um determinado momento na história do paciente. Tal procedimento serve normalmente para gerar uma ressignificação do evento traumático. Isso porque em verdade, não são os eventos propriamente ditos que nos machucam. O tapa que você levou na infância não continua te acertando pela vida. A faca que te cortou no passado, não continua te cortando no presente. As palavras que é você ouviu na infância não continuam sendo proferidas, as humilhações a você infringidas na escola não continuam sendo repetidas. Tudo isso faz parte do passado, não mais existe. Contudo, continua a ecoar em sua mente como uma ideia, como pensamentos, como sentimentos. E é isso que te machuca, é isso que continua a se repetir como num ciclo traumático sem fim.

Veja também: Você tem Síndrome do Pânico? Faça o teste:

A cura do trauma no processo terapêutico

O trabalho terapêutico com a hipnoterapia, e neste caso se utilizando do fenômeno da regressão, consiste em romper com esse fluxo contínuo, consiste em ressignificar os sentimentos atreladas ao evento ou eventos traumáticos. Voltar no tempo sob uma nova perspectiva, poder enxergar coisas que não enxergava. Poder ter uma meta visão, tanto a sua própria, como a perspectiva do hipnoterapeuta a te conduzir, a te guiar pelos labirintos da sua mente. Esse lugar que por vezes pode se perder quando sozinho, quando impactado pelas referências do trauma. Na medida em que você entra em contato com uma nova perspectiva, você pode então se conduzir por um novo caminho, uma trilha mais segura. Um caminho que te leva para uma saída, para um lugar que ainda chegou, mas que pode alcançar.

O trauma é muito mais uma questão de perspectiva do que de realidade em si, é uma forma de enxergas as coisas, uma forma de lidar com os fatos. E quando você consegue se colocar um um lugar que possa ser diferente do que sempre esteve, naturalmente você começa a enxergar o que antes não via, pensar, sentir e agir como antes não fazia. A mudança começa então a ser desenhada dentro de si, porque agora você possui ferramentas mentais que antes não tinha. Conquistou uma perspectiva que antes não havia identificado. E quando sua mente se expande para novas possibilidades jamais voltará atrás. Porque assim você saberá, porquê assim você estará acima do seu trauma e então ele não terá mais poder sobre você. É o primeiro passo para libertar-se.

Assine o Canal da Clínica Delphos e Pantrus no YouTube

You Might Also Like