Hipnoterapia

Psicossomática e Hipnose Clínica

Muito já se escreveu e foi discutido sobre os efeitos do pensamento sobre o corpo, sobre a psicossomática. Temos documentado inúmeros casos em que as pessoas conseguiram “curar-se”, o que foi considerado um “milagre”, e que isso a medicina pouco explica. Alguns falam de fé, outros que foi o próprio pensamento. A verdade é que nossa mente possui grande poder sobre o corpo e quando mais fortalecido você estiver mentalmente, mais poderá ajudar seu corpo a se manter saudável ou se curar se for o caso.

O Ser Humano pode, de diferentes formas, produzir as substâncias de que necessita, tanto para iniciar uma doença ou para curá-la. As substâncias químicas por exemplo, podem produzem diferentes sensações de uma forma normalmente lesiva. Sendo que o pensamento também é capaz de produzir essas sensações, de forma natural e saudável. Cada indivíduo tem um jeito único de produzir tais substâncias, e únicas são as motivações para produzi-las. Direcionar seu pensamento para a cura pode gerar esse efeito positivo.

Veja também: Como funciona uma sessão de hipnose clínica?

O que é a Somatização?

A somatização é um distúrbio orgânico provocado pelo pensamento, sendo caracterizado a partir das seguintes ideias: gravidade, qualidade, intensidade e ocorrência. As formas de trabalhá-las são tão variáveis quanto as possibilidades de alterações do pensamento (já que este os provocam). Tais alterações podem ocorrer de forma automática ou não, de forma percebida ou não.

A Hipnose Clínica pode possibilitar um impacto maior do pensamento sobre o corpo. O transe, sendo um pensamento direcionado, intensificado e puro, provocará alterações fisiológicas mais intensas. Estas, podem levar à produção no corpo, de alguma substância necessária para a cura de uma doença, ou mesmo a melhoria do sistema imunológico, tornando o organismo mais saudável.

Odair J. Comin
Psicólogo Clínico, Especialista em
Hipnoterapia e Escritor.

Assine o Canal da Pantrus e Clínica Delphos no YouTube

You Might Also Like