Hipnoterapia

O Cérebro Previu que o futuro é Obsoleto

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrShare on StumbleUponShare on RedditPrint this pageEmail this to someone

Você escolhe ou seu inconsciente escolherá por você. Um estudo feito por pesquisadores alemães, liderados pelo Dr. John-Dylan Haynes e publicado na revista Nature Neuroscience, descobriu que mesmo antes das ações serem executadas, elas já foram estabelecidas pelo cérebro. Os pesquisadores identificaram que nossas escolhas conscientes, são tomadas por volta de 10 segundos antes da ação. Quem faz isso é nosso próprio cérebro de forma inconsciente. Descobriu-se que duas regiões pontuais dos córtices pré-frontal e parietal codificam informações que predizem a escolha que uma pessoa irá fazer. Isso significa que apenas executamos uma ordem que já foi tomada antes.

Para chegar a tal conclusão, os cientistas utilizaram imagens de ressonância magnética, a qual rastreava a atividade cerebral dos voluntários enquanto eram submetidos ao teste. Que consistia em fazer uma escolha e apertar um, entre dois botões. Por meio do reconhecimento dos padrões mentais, os pesquisadores conseguiam prever qual seria a escolha antes dela acontecer. Mostrando exatamente como o sujeito iria decidir. Os cientistas acreditam que esse tempo de “preparação”, reflete uma operação de redes cerebrais que fazem as conexões. Chegam a uma conclusão e apresentam para a consciência, que executa. Não é que não temos controle ou que somos totalmente reféns do inconsciente. Mas sim, precisamos alimentá-lo previamente com o que queremos. As escolhas futuras dependem das escolhas passadas.

Veja também: Por que a Hipnose Cura?

A consciência é fruto do inconsciente

Sendo assim, nossas ações são consequências de processos mentais desencadeados de forma inconsciente, que precedem o ato em si. Concluímos portanto, que a consciência é fruto do inconsciente.

Tais constatações reforçam o uso da hipnose clínica na psicoterapia. Isso porque a hipnose age exatamente no nível inconsciente. Na medida em que a consciência apenas executa ordens, é preciso então estabelecer relação com quem ordena e entender sua dinâmica. Para que a mudança seja percebida de forma consciente, é preciso fazer os ajustes no nível inconsciente. Quando os ajustes necessários são feitos, as mudanças parecerão naturais ao indivíduo. Pois está apenas executando uma escolha que já foi feita anteriormente.

Para tais escolhas, a mente precisa ter referências previamente armazenadas. Toda a gama de informações, aprendizagens e vivências adquiridas em sua história pregressa. Esse arquivo pode deixar de ser percebido com o tempo, contudo, continua a guiar as escolhas. Quando se cria um hábito, este torna-se parte integrante do inconsciente e passa a agir à revelia do consciente. Para que isso aconteça, normalmente é necessário um certo tempo, requer esforço e dedicação. Depois disso acomoda-se e ganha vida própria. Com as ferramentas da hipnose clínica, esse processo é abreviado drasticamente, além de ser feito de um jeito sutil. Uma nova forma de pensar, um novo hábito, uma mudança pode ser estabelecida em questão de minutos, numa sessão. A função da hipnose nada mais é do que facilitar e acelerar um processo que já é natural da mente.

Odair J. Comin
Psicólogo Clínico, Especialista em
Hipnoterapia e Escritor.

Assine o Canal da Pantrus e Clínica Delphos no YouTube

You Might Also Like