Hipnoterapia

Inteligência Artificial e Hipnose Clínica

Inteligência Artificial e Hipnose

Inteligência Artificial e as semelhanças com a Hipnose Clínica

 

Artificial é tudo aquilo que simula algo que é natural, o artificial, portanto, se contrapõe ao natural, ou seja, não existe na natureza. Da mesma forma não guarda verdadeiramente suas propriedades, antes sim simula essas propriedades tentando se passar ou se camuflar. O que dá a impressão de que é ou pode ser genuinamente natural. Quando pensamos em uma inteligência artificial significa que é uma inteligência construída a partir de inúmeras regras e programada no interior de uma máquina para que dê a impressão de inteligência natural. Contudo, dentro do que conhecemos hoje, ela jamais será natural, pois por mais inteligente que seja ela não tem consciência de si mesma, e nem interage por vontade própria.

Assim como temos um ambiente de simulação dentro de uma máquina de inteligência artificial, na hipnoterapia é possível fazer simulações dentro da mente. Podemos pensar que no processo da hipnose clínica é como se pudéssemos juntar um dispositivo de inteligência artificial com o cérebro. Servindo como potencializador e expansor da consciência. Isso porque, as técnicas hipnóticas acessam e acionam inúmeras partes do cérebro que na maior parte do tempo estão inativas ou que não trabalham simultaneamente. O transe na hipnoterapia faz com que todo o cérebro se ilumine e seja direcionado para um objetivo específico, para uma cura ou solução específica. A hipnose clínica acesso o máximo das potencialidades humanas e as coloca a serviço do paciente que busca ajuda.

Veja também: Você tem Insônia? Faça o teste:

Tecnologia e Natureza

Toda tecnologia vem para potencializar uma habilidade humana, assim como um guindaste pode levantar muito mais peso do que um homem, ou um computador consegue fazer muito mais cálculos. Mas, nem por isso o ser humano é inferior ao guindaste ou ao computador. Isso porque são coisas muito específicas feitas pelas máquinas, já o ser humano alcança uma complexidade de possibilidades quase que infinitas. Da mesma forma no trabalho terapêutico realizado com a hipnose é possível acessar áreas específicas na mente e produzir grandes mudanças. Quando se rompe com um quadro depressivo, por exemplo, os impactos que isso começará a ter na vida do paciente são imensos, possibilitando uma mudança significativa em sua forma de pensar, sentir e se comportar. E isso muda tudo.

Estado Artificial da Mente

Podemos pensar que uma doença emocional é um estado artificial da mente, em tese ela deveria funcionar naturalmente, fluir da forma que foi projetada para pensar e interagir com o mundo ao se redor. E quando existe algo que atrapalha esse fluir natural então temos algo artificial, algo a impedir esse fluxo. Seja a depressão, o estresse, os inúmeros medos e fobias ou a ansiedade, tudo aquilo que impede o desfrutar completo do que chamamos bem viver ou viver saudável. Se tal estado é artificial, devemos pensar então que foi criado, foi construído artificialmente pelos contextos aos quais foi submetidos. Estes que seriam as causas das doenças e dificuldades emocionais. Como se algo tivesse sido programado dessa forma e como um vírus se instaurou naquela mente.

 

Por certo a doença é uma anomalia criada a partir de inúmeras interações entre o mundo interno e externo, a consciência de si e do outro, as demandas do mundo interno e do exterior. Se tudo isso foi de alguma forma programado desta maneira, porque não poderíamos acessar o código fonte ou o inconsciente e fazer uma nova programação, com novos códigos, novas regras? Por certo isso é possível com a hipnose clínica, pois acessa os níveis mais profundos da consciência. Com isso, consegue oferecer novas sugestões, oferecer novos conteúdos e ferramentas mentais para que o paciente possa ser impactado por essa nova versão da doença. Ou seja, seu antídoto, a cura. E com isso o rompimento daquilo que impedia o fluxo natural do corpo e da mente.

Veja também: Regressão cura Traumas

Inteligência Artificial e Hipnose Clínica

Assim como uma inteligência artificial pode ser programada, alimentada com novos dados, novas informações e conseguir fazer cada vez mais atividades na medida em que evolui. Por certo a mente também é capaz de aceitar novos padrões e mudar a direção de tudo aquilo que não parece natural. A hipnose clínica dentro do ambiente terapêutico está na vanguarda das possibilidades para elevar o ser humano em sua até sua máxima potencia. É a possibilidade de alcançar a exponencialidade da inteligência artificial em sua mente.

 

Se a mente humana é capaz de criar uma inteligência fora de si, ou embarcada em uma máquina, o que ela não seria capaz de fazer ao se dedicar com o mesmo esforço para criar mais inteligência dentro de si? Talvez esteja na hipnose clínica essa resposta, pois quando se consegue resolver uma fobia de anos em apenas alguns minutos. Até onde podemos chegar se aplicarmos essas mesmas técnicas para alcançar o máximo da capacidade cerebral? Ir além é só uma questão de tempo. O quão longe você quer ir?

Assine o Canal da Clínica Delphos e Pantrus no YouTube

You Might Also Like