Hipnoterapia

Hipnoterapia e a Transformação do Inconsciente

Hipnoterapia e Inconsciente
Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrShare on StumbleUponShare on RedditPrint this pageEmail this to someone

A vida psíquica acontece em sua maior parte no inconsciente, é nele que tudo é testado e estruturado, tanto os problemas quanto as soluções. É em seu inconsciente que estão seus medos, seus anseios, suas expectativas e frustrações. É no inconsciente onde guarda seus padrões de comportamento, seus hábitos e sua forma de ver e viver sua vida.

Tudo está contido nele e por isso é nele que a intervenção terapêutica precisa acontecer. E quanto mais se consegue ter acesso a ele, mais facilmente os ajustes e mudanças poderão ser feitos. A hipnoterapia se utiliza dos diferentes fenômenos hipnóticos exatamente para acessar o inconsciente e fazer o que precisa ser feito para levar o paciente do problema à solução.

Veja também: Você tem Claustrofobia? Faça o teste:

A Arte de Influenciar o Inconsciente

Tudo o que está dentro de você em termos de pensamento e comportamento tende a se perpetuar. Manter o estado atual em teoria é o mais fácil e a mente tende a fazer o possível para que você se mantenha nesse lugar. Isso porque o conhecido gera segurança, o conhecido te deixa em uma zona de conforto. Mesmo que esse lugar não seja exatamente algo saudável ou prazeroso.

E algo externo precisa acontecer para influenciar seu inconsciente a se movimentar, a buscar um novo lugar, uma nova perspectiva. Esse é o trabalho da hipnoterapia, oferecer conteúdos mentais que influenciam seu inconsciente a alterar um padrão. Como por exemplo um padrão de ansiedade, depressão ou estresse.

Veja também: Torne-se responsável por sua saúde emocional

Essa influência precisa acontecer para que você consiga romper com tudo o que dá sustentação ao seu problema ou dificuldade. Essa influência acontecerá por meio de sugestões, novas propostas de pensamentos, novas formas de agir. Oferecendo novos recursos mentais, novos pontos de vista, pensares que ainda não foram pensados.

Enredos metafóricos que te conduzem para novas jornadas mentais. Que te permitem ensaiar novas formas de lidar com as questões que te incomodam. Adicionar novos elementos na sua rotina, novos raciocínios na sua relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo ao seu redor. E quando você tem à disposição ferramentas da hipnose clínica, toda essa dinâmica é simples e natural.

Aprendizagens Inconscientes

As influências inconscientes acontecem por meio de aprendizagens. Isso porque tudo o que está contido no inconsciente é fruto de aprendizagens, experiência, vivência adquiriras no decorrer da vida. Portanto, o que o processo terapêutico por meio da hipnose faz é propiciar ao paciente novas aprendizagens. Com o objetivo de ressignificar os conteúdos estabelecidos e questiona-los de forma inteligente. A mudança acontece exatamente pelo fato de aprender algo novo. Toda vez que a mente entra em contato com algo novo, tem grande chance de mudar. E quando essa coisa nova é impactante, a tendência é que essa mudança realmente permaneça.

 

Resultado Duradouro

Este é um dos receios das pessoas em relação às mudanças possibilitadas pela hipnose clínica. Muitas pessoas questionam se o resultado é realmente duradouro, se isso permanecerá em suas vidas. A resposta é sim. Isso porque, medida em que o inconsciente é convencido de que essa nova forma de pensar e agir realmente é mais saudável, ele aceita de bom grado e faz o máximo possível para consolidar essa mudança. O inconsciente pode até resistir no início, porque é de sua natureza resistir a mudança. Mas quando percebe que a mudança é inevitável e positiva, ele aceita e toma para si as novas possibilidades, incorporando e reproduzindo tal padrão no dia a dia.

Veja também: Realidade Virtual e Hipnose

Conhecendo o Inconsciente para Influencia-lo

Cada pessoa possui uma dinâmica inconsciente própria. E para que a intervenção tenha o máximo de eficácia, é preciso conhecer os padrões de pensamento de cada paciente em específico. A partir de um mapeamento aprofundado de sua história de vida, é possível identificar seus pensamentos, valores, seus medos e desejos. Identificar seus hábitos e forma de se relacionar consigo mesmo e com o outro e tudo o que representa seu estilo de vida.

Com tais informações é possível traçar diagnósticos mais precisos e preparar um tratamento estratégico e personalizado. Pois é preciso aprender a linguagem do paciente para então adaptar o conteúdo terapêutico a essa linguagem. Pois desta forma seu inconsciente irá entender mais facilmente esse conteúdo e aceitar como seu. Para que você tenha influência sobre algo, antes e preciso conhecer de forma profunda esse conteúdo ou pessoa. A partir disso é preciso adaptar-se para que tenha permissão de adentrar em seu mundo e fazer as mudanças necessárias, para que as soluções sejam possíveis.

Assine o Canal da Clínica Delphos e Pantrus no YouTube

You Might Also Like