Hipnoterapia

Hipnose e Sintomas

Hipnose Sintoma
Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrShare on StumbleUponShare on RedditPrint this pageEmail this to someone

O que é um Sintoma?

Sintoma é qualquer fenômeno de caráter subjetivo provocado no organismo por uma doença, podem ser pensamentos, comportamentos ou somatizações. Todos os sintomas têm uma causa, um motivo. Se apenas o sintoma for tratado, de pouco resolve, pois as causas continuarão e poderão produzir outros sintomas ou mesmo voltar os antigos.

Sigmund Freud, antes de criar a Psicanálise teve aulas e experiências com a hipnose, a qual influenciou para o nascimento da teoria psicanalítica. Freud tentou usar a hipnose com pacientes, mas não conseguiu os resultados que esperava. Com isso acabou por abandonar a hipnose, dizendo que a mesma eliminava apenas os sintomas, mas não as causas. Contudo, posteriormente, admitiu que não se achava um bom hipnotizador, e por isso o abandono.

Veja também: Você é Depressivo? Faça o teste:

O Impacto de Freud

Freud se tornou bastante conhecido no meio médico e psicológico, por elaborar suas teorias sobre a mente humana. Portanto, suas palavras tinham cada vez mais impacto, tanto positiva quanto negativamente. Com suas declarações iniciais, a hipnose caiu em descrédito. Entretanto mais tarde, reelaborou seus conceitos dizendo que realmente não sabia trabalhar com a hipnose, mas que ela poderia sim trazer bons resultados. Com isso, no final de sua vida, quando agonizava com um câncer na boca, utilizou-se da hipnose para o controle da dor, provocada pela doença.

Como a primeira impressão é a que acaba permanecendo, a força das palavras de Freud ecoaram por todo o século XX e em muitos meios ainda ecoam. Percebe-se que suas palavras “a hipnose apenas cura os sintomas”, ainda serve como referencia atual para muitos profissionais e leigos. Entretanto, isso não é verdade, tanto que muitos dos psicoterapeutas que se utilizam de métodos tradicionais para fazer psicoterapia, quando não conseguem encontrar as causas indicam a hipnose em busca de resultados.

Veja também: A hipnose é uma ferramenta nativa da mente

Hipnose e a Causa do Problema

A hipnose busca as causas dos problemas, geralmente, se necessário, eliciando fenômenos como hipermnésia e regressão de idade. Do contrário, de nada valeria a hipnoterapia, a cura por meio da hipnose. Cada vez mais busca-se um conhecimento mas abrangente do ser humano. É claro que a hipnose se modernizou muito depois de Freud, por isso está alcançando resultados cada vez mais rápidos, como na hipnose ericksoniana ou moderna. Na hipnose moderna, o indivíduo é visto como único, formado por suas diferentes aprendizagens. Busca-se chegar à raiz dos problemas para que se possa elimina-los, e é este o objetivo da hipnose.

Odair J. Comin
Psicólogo Clínico, Especialista em
Hipnoterapia e Escritor.

Assine o Canal da Pantrus e Clínica Delphos no YouTube

You Might Also Like