Hipnoterapia

O que Aprender para Mudar com Hipnoterapia

Aprender para Mudar

O que você precisa aprender para mudar no processo terapêutico?

Todo o processo de terapia com hipnose se pauta no fato de que você precisa aprender algo para mudar, para resolver um problema ou dificuldade. A hipnoterapia enxerga uma dificuldade como algo aprendido, algo construído através do tempo, através de experiências e vivências. Mesmo que em nível inconsciente você aprendeu a ter medo de avião, a ter ansiedade ou ter depressão, por exemplo. São aprendizagens desenvolvidas por motivos específicos, como um trauma ou por inúmeros fatores que culminaram no problema.

Independente das causas e processos envolvidos, tudo isso são aprendizagens. Estas que podem se fortalecer dependendo da forma como cada indivíduo lida com o problema. Na medida em que novas experiências fortalecem uma aprendizagem, ela ocupa cada vez mais espaço mental. E na medida em que é uma dificuldade, acaba por limitar cada vez mais a vida. Limitar suas metas, sua ousadia e assim se criam as crenças limitantes, os padrões que engessam o modelo de mundo. Com isso deixa-se de buscar novas possibilidades, pois a debilidade só aumenta e o convívio com o problema se torna a única saída.

Veja também: Você tem Procrastinação? Faça o teste:

Sofrimento e Aprendizagem

Há por certo inúmeras pessoa que sofrem caladas, que sofrem por que não veem outra saída. O sofrimento é muito mais comum do que imaginamos, ele está em todas as esferas, em todas as classes sociais. Não importa sua origem, suas crenças, não importa o modelo familiar ao qual foi criado. Não importa o círculo de amigos, a escola que estudou, os lugares que frequentou. O sofrimento é o mais democrático dos sentimentos, ele simplesmente aparece, simplesmente faz parte da vida. Aprendemos a sofrer, aceitamos o sofrimento como parte da vida, como parte de nossas escolhas.

Talvez hajam muitos sofrimentos que são inevitáveis, que são impostos pela realidade, impostos pelos modelos de vida, pelas escolhas que fazemos. Contudo, há sofrimentos gratuitos, sofrimentos que não precisariam se manter. Dores que poderiam ser evitadas, que poderiam ser superaras. E isso só é possível através de novas aprendizagens, a partir de novas formas de pensar, novas formas de agir. Não podemos aceitar assim tão facilmente o sofrimento sem antes buscar a mudança, sem buscar novas alternativas. As soluções estão em diferentes lugares, a terapia é uma delas. Contudo, você pode ampliar seu campo de visão e aprender coisas novas em diferentes ambiente, com diferentes pessoas. Você pode buscar ajuda do outro, mas também pode buscar dentro de si mesmo.

Veja também: Hipnoterapia e a Transformação do Inconsciente

Aprender para mudar

Se o problema faz parte de um processo de aprendizagem, da mesma forma a solução também. A pergunta a ser feita na medida em que o paciente conta sua história e suas dificuldades, é o que ele precisa aprender para superar o problema? A partir desse diagnóstico, é preciso traçar as estratégias do processo terapêutico. Com isso é possível entregar o conteúdo necessário para que as aprendizagens sejam incorporadas em nível inconsciente. E nisso a hipnose clínica possui inúmeras técnicas e procedimentos para criar o estado ideal para que o inconsciente esteja disponível e apreenda. Desta forma todo o conteúdo será transmitido durante o relaxamento ou transe hipnótico, para que haja o máximo de impacto terapêutico.

Hipnoterapia e a Aprendizagem Inconsciente

A hipnose clínica possui inúmeros recursos que auxiliam no processo de aprendizagem e superação de problemas emocionais. Principalmente a Hipnoterapia Ericksoniana é muito pautada nas aprendizagens inconsciente que o paciente precisa incorporar para que possa superar, para que possa passar de um estágio a outro. Aprender é mudar, mudar é aprender. Precisamos estar sempre dispostos a adquirir novos conhecimentos. Basta olhar para a sua própria vida e poderá perceber que toda a sua evolução está calçada em aprendizagens. Foi exatamente por aprender o que você aprendeu que chegou onde chegou e por certo são as aprendizagens que te levarão para novos estágios, novos patamares. Hipnoterapia é aprendizagem inconsciente, um processo poderoso de transformação emocional.

Assine o Canal da Clínica Delphos e Pantrus no YouTube

You Might Also Like