HipnoNews

Hipnoterapia: um contributo para a saúde e bem estar

Por Rosário Vilardebó

Hipnoterapia quer dizer “terapia feita sob hipnose”. E afinal o que é a hipnose? É um estado de consciência alterado em que a nossa mente entra, várias vezes ao dia. Quando a nossa atenção está tão focada num livro que lemos e nos dissociamos completamente da realidade. Quando conduzimos o nosso automóvel e, absortos em pensamentos, chegamos ao nosso destino sem nos recordarmos do caminho que fizemos. Esquecemo-nos do que nos rodeia, deixamos de sentir o corpo, numa palavra, entramos num estado dissociado de atenção.

É o que se passa quando usamos a hipnose em terapia. Com uma voz calma e tranquila, conduzimos uma pessoa através de um relaxamento progressivo do corpo, convidando-a a esquecer os seus problemas, e levando-a a experimentar um estado de bem estar e de segurança muito grande. O foco de atenção vira-se para o interior, distanciando-se do exterior. Durante este processo a mente racional e analítica “sai de cena” e a pessoa fica mais receptiva e sugestionável às sugestões que são dadas pelo hipnoterapeuta. No entanto, nunca perde o controlo do que diz ou faz. Está sempre desperta e lembra-se de tudo o que se passa durante a sessão.

Ao passar por esta experiência, a pessoa pode (e deve) aprender a percorrer este caminho sozinha. Através da Auto Hipnose, um exercício simples, a pessoa pode entrar neste estado de relaxamento e concentração para trabalhar as suas auto sugestões.

De que forma é que a hipnose é benéfica para a nossa saúde e bem estar? Só o fato de relaxar é altamente benéfico. Quanta vezes relaxamos durante o dia?

O fato de nos permitirmos “esquecer” durante uns minutos tudo o que nos perturba, entrando num estado de calma e harmonia interior, traz-nos a sensação de umas pequenas férias. Distanciamo-nos do que nos desgasta e recuperamos a energia e a paz interior.

Fonte: Hipnose.net

You Might Also Like