HipnoCiência

Hipnose reduz custos

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrShare on StumbleUponShare on RedditPrint this pageEmail this to someone

O uso da hipnose em salas de cirurgia pode reduzir pela metade o custo de alguns procedimentos, informaram pesquisadores de Harvard, durante encontro anual da American Psychological Association.

“Fazer hipnose na sala cirúrgica certamente faz sentido, mas a menos que economize dinheiro, não utilizaremos esse recurso”, disse Elvira V. Lang, autora do estudo e professora de radiologia e medicina no Centro Médico Diaconisa Beth Israel, em Boston (Massachusetts).

A pesquisa foi financiada pelo Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa do National Institutes of Health. O estudo avaliou 241 pacientes submetidos a vários procedimentos médicos, como remoção de obstruções arteriais.

Todos os pacientes receberam tratamento médico padrão, incluindo a opção de automedicação com analgésicos. Um terço do grupo também obteve acompanhamento psicológico de um profissional da saúde, além do tratamento padrão. Outro terço do grupo aprendeu a utilizar técnicas de relaxamento com auto-hipnose como parte da preparação.

A hipnose reduziu a dor e o custo do procedimento

Lang informou que o grupo hipnotizado relatou dor significativamente menor durante o procedimento. O tempo de duração das intervenções também foi menor e os pacientes utilizaram metade dos medicamentos contra dor.

A partir desses resultados, a pesquisadora calculou que o custo médio de um procedimento padrão foi de 638 dólares, enquanto uma intervenção com uso de hipnose seria de 300 dólares, reduzindo o custo em mais da metade.

Mesmo que a hipnose tenha aumentado em quase uma hora o tempo de preparação, ainda assim representa uma economia, explicou a especialista.

“A hipnose na sala de cirurgia é viável, efetiva e um recurso muito sensível”, concluiu Lang.

Fonte: Yahoo

You Might Also Like