HipnoCiência

Hipnose pode aliviar dores no peito de natureza não cardíaca

A hipnose pode aliviar dores no peito que não são causadas por doenças no coração (dores no peito de natureza não cardíaca), de acordo com um pequeno estudo britânico com 28 pacientes, com artigo publicado na revista Gut. Embora a causa de dores no peito de natureza não cardíaca seja desconhecida, o refluxo de ácido e problemas psicológicos estão entre os fatores suspeitos. Estas dores no peito de natureza não cardíaca são difíceis de se tratar.

Pesquisadores do Hospital Wythenshawe da Universidade de South Manchester, Inglaterra, dividiram os 28 pacientes de forma aleatória em dois grupos. Um grupo recebeu 12 sessões de hipnoterapia durante 17 semanas, enquanto que o outro grupo recebeu terapia de apoio e uma pílula de placebo.

Entre as 15 pessoas que receberam hipnoterapia, 80% relataram um significativo alívio da dor, apesar de não ocorrer mudança na frequência dos ataques de dor. Três das treze pessoas que receberam terapia de apoio e o placebo relataram significativo alívio da dor.

Os pacientes que receberam a hipnoterapia relataram um sentimento melhorado de bem-estar geral. Eles também reduziram o uso de analgésicos e outros medicamentos prescritos para controlar as dores no peito de natureza não cardíaca. As pessoas do grupo da terapia/placebo, em contrapartida, aumentaram o uso de medicamentos.

De acordo com os pesquisadores, a hipnoterapia não provocou efeitos sobre a ansiedade ou depressão. Pesquisas anteriores descobriram que a hipnoterapia afeta uma área do cérebro que processa as respostas emocionais aos estímulos de dor, além de ser capaz de reduzir os níveis de ácido gástrico produzido pelo estômago.

Fonte: Forbes.com