HipnoCiência

Hipnose e Doenças Terminais

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrShare on StumbleUponShare on RedditPrint this pageEmail this to someone

Especialistas apoiam o uso da hipnose para doentes terminais: afirmações de que o tratamento fortalece o sistema imunológico.

Autoridades veteranas dos mais importantes hospitais dedicados ao tratamento do câncer no Reino Unido pediram ao Ministro da Ciência da Escócia que invista nas experiências que investigam os benefícios da hipnose para os pacientes com doenças terminais.

Dois dos principais hospitais que lidam com tratamentos paliativos, o Marie Curie Cancer Care e o Macmillan Cancer Relief, acreditam que o tratamento pode reduzir a dor, aliviar o stress e até mesmo fortalecer o sistema imunológico dos portadores de câncer.

Seis hipnoterapeutas começaram a trabalhar com pacientes no hospício de Hunters Hill, da rede Marie Curie, em Glasgow, Escócia, e os dirigentes da instituição afirmam que, sem exceção, o tratamento tem trazido benefícios aos pacientes. Eles usam técnicas como “fortalecimento do ego” e “visualização”, onde, em estado de transe, pode ser dito ao paciente que imagine suas células cancerosas sendo destruídas por células sadias.

A hipnose complementando o tratamento

Entretanto, alguns oncologistas dizem que muitos de seus colegas se recusam a sancionar o tratamento por que este campo é mal compreendido e muito pouco pesquisado. Susan Munroe, diretora de operações para a Escócia do Marie Curie Cancer Care, afirmou que “em 100% dos casos, os pacientes relataram benefícios da hipnose”.

Dame Gill Oliver, do Macmillan Cancer Relief, também pede que maiores verbas sejam destinadas à pesquisa. “A hipnose devolve aos pacientes controle sobre seus corpos e podem ajudar as pessoas a lidar com os efeitos colaterais da quimioterapia. Mais pesquisas sobre a hipnose são necessárias, bem como para outros tratamentos complementares”.

A hipnose reduzindo a dor

Em um artigo publicado em setembro do ano passado (Clinical Hypnosis in the Alleviation of Procedure-Related Pain in Pediatric Oncology Patients), a Dra. Christina Liossi, da Universidade de Gales, Swansea, demonstra como a hipnose pode ser eficaz na redução da dor relacionada ao câncer. Em seu estudo, ela afirma que crianças que foram hipnotizadas em seus testes afirmaram ter sentido menos dores relacionadas ao câncer.

Liossi, que é psicóloga, sugeriu que houve até evidência temporária de que a hipnose prolongou a vida dos pacientes. Ela afirmou: “Temos agora evidências suficientes para encorajar novos estudos”.

Fonte: Sundayherald.com

You Might Also Like