HipnoCiência

Hipnose e Alopecia

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrShare on StumbleUponShare on RedditPrint this pageEmail this to someone

Hipnose pode ajudar a melhorar um tipo de queda de cabelo

De acordo com um estudo preliminar, pessoas que sofrem de uma forma de queda de cabelos ou pelos em áreas do corpo bem delimitadas, a alopecia areata, podem ser auxiliadas pela hipnose.

“A hipnoterapia pode melhorar o bem estar mental de pacientes com alopecia areata, melhorando assim o estado clínico”, afirmaram o Dr. Ria Willemsen e seus associados da Free University de Bruxelas em estudo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology.

A alopecia areata é uma doença autoimune caracterizada por uma repentina e recorrente perda de cabelos em locais em formato esférico no couro cabeludo ou em qualquer outra parte do corpo que tenha pelos. Fatores psicológicos, tais como acontecimentos ou situações tensas e traumas psíquicos foram também apontados como responsáveis pelo desencadeamento desta condição, porém poucos estudos investigaram a eficácia dos tratamentos psicológicos.

A hipnose como tratamento

A equipe de Willemsen investigou a hipnose como um tratamento para 21 indivíduos com abrangente perda de cabelos em 30 por cento ou mais do couro cabeludo com duração de pelo menos três meses. Todos estes pacientes não obtiveram sucesso com o tratamento com esteroides. O acompanhamento durou entre seis meses e seis anos.

Na maioria dos casos, os participantes no estudo foram hipnotizados juntamente com algum outro tratamento médico. Durante as sessões de hipnoterapia, que aconteciam a cada três semanas, várias sugestões eram feitas aos participantes, tal como imaginar os efeitos curativos do calor do sol sobre o couro cabeludo.

Após tratamento com um mínimo de apenas três ou quatro sessões de hipnoterapia, 12 pacientes experimentaram crescimento de cabelo em pelo menos 75 por cento do couro cabeludo, e nove entre estes doze experimentaram crescimento total dos cabelos.

Nenhum destes pacientes relataram quaisquer efeitos negativos devido a hipnoterapia. Entretanto, os pesquisadores notam que cinco participantes do estudo experimentaram uma significante recaída durante o período de acompanhamento, quatro dos quais experimentaram queda de cabelos suficiente para retorná-los ao estado de pré-tratamento.

Outros resultados do estudo

Em outros resultados, após o tratamento com hipnose, todos os pacientes cujos dados pertinentes foram analisados tiveram menor pontuação numa escala de sintomas psicológicos, incluindo fobia, hostilidade e sensitividade interpessoal. Os resultados do estudo indicam também que medições inferiores também foram obtidas em itens que especificamente examinavam sintomas de ansiedade e depressão.

Exatamente como a hipnose pode estimular o crescimento dos cabelos é algo desconhecido. Anteriormente outros pesquisadores já demonstraram que a sugestão hipnótica para melhorar a circulação do sangue no couro cabeludo estava ligada a um aumento real na circulação do sangue e na temperatura da pele do couro cabeludo.

O Dr. Willemsen e seus colaboradores especulam que a hipnose pode também indiretamente levar a certas mudanças no sistema autoimune.
Ainda assim, a despeito dos resultados, os pesquisadores sustentam que “ainda é controverso” se a hipnose é um tratamento eficaz para a alopecia areata.

Desde que a maioria dos pacientes fizeram hipnoterapia como um tratamento adicional, “não é possível avaliar o quanto das mudanças e da melhoria no crescimento dos cabelos foram causadas pelas intervenções hipnóticas” , afirmam.

Fonte: Reuters

You Might Also Like