Bem Viver, Carreira

Meditação em Horário de Expediente

Meditação no Ambiente de Trabalho
Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrShare on StumbleUponShare on RedditPrint this pageEmail this to someone

A meditação vem se mostrando cada vez mais eficaz no alcance de uma vida pessoal e profissional saudável. É chegado o momento de fechar os olhos para o externo e abrir para o interno, olhar dentro de si para que possa enxergar melhor tudo o que está fora de si. Quanto maior for a conexão com seu mundo interno, mais conseguirá conectar-se com atividades do externo.

O sistema de trabalho e produção vem adoecendo cada vez mais as pessoas, os limites são ultrapassamos o tempo todo, estamos tão acostumados com máquinas que já começamos a tratar as pessoas como maquinas também. E isso começa a gerar grandes problemas, inclusive para as empresas e não apenas para os funcionários que estão cada vez mais ansiosos, estressados, depressivos, com dificuldades para dormir, com síndrome do pânico e por aí vai. O resultado está acima de tudo, o lucro está acima de tudo e a empresa nem se dá conta de que agindo dessa forma o resultado será o contrário do que espera, pois se não cuidar de seu capital mais importante, como alcançará as metas desejadas?

Leia também: A hipnose é uma ferramenta nativa da mente

O cérebro e a Meditação

Nosso corpo e cérebro não estão preparados para se manter por muito tempo tensos e em uma mesma atividade, o cérebro precisa de novos estímulos assim como precisa de descanso. Para todo esforço demasiado ou prolongado o relaxamento se faz necessário, a meditação se faz necessária e quanto mais se insiste em manter-se tenso e conectado, todas as faculdades físicas e mentais vão diminuído. Portanto, o pleno funcionamento de nosso corpo e mente são inversamente proporcionais à exposição prolongada de uma atividade. A quantidade de tempo trabalhando não significa a mesma quantidade de resultado, e sim a qualidade do tempo é que mais tem importância para o resultado. Uma mente relaxada pensa melhor, pensa além, um corpo relaxado de desloca melhor, mantém melhor seus reflexos.

Chega-se à conclusão que relaxar ou meditar durante o horário de expediente pode ser de grande importância para o que foi estabelecido como meta. Esse momento de meditação que pode ser de 20 minutos, o que já é suficiente. Esta é uma forma de se reconectar, relaxar, repor suas energias, mudar o foco e preparar-se para a sequência do trabalho. Poderíamos dizer que o que o sono tem de importante para a manutenção de um corpo saudável para a vida, o relaxamento durante o expediente tem de importante para o trabalho. É provável que as empresas não têm ideia do quando isso seria benéfico para os seus resultados, ao mesmo tempo em que seria benéfico para os funcionários. Por certo uma atitude de ganha-ganha para ambos os lados.

Medite respeitando seu tempo

Esse momento para meditar poderia ser instituído respeitando cada indivíduo, pois temos ciclos de tensão e relaxamento diferentes durante o dia. Nada melhor do que beber água quando se está com sede, e cada um conhece o seu corpo e suas necessidades. Meditar te coloca em contato consigo mesmo, aumenta seu autoconhecimento, é uma forma de fazer autoterapia, potencializar sua memória, sua criatividade, além de poder fazer toda a manutenção do seu mundo interno, corpo e mente. Na medida em que você tem o controle, a meditação pode vir no melhor momento para você, talvez quando está de frente a um problema que não consegue resolver, uma ideia que não vem, um resultado que precisa alcançar. Ou antes de uma reunião importante, antes de visitar um cliente importante, antes de fazer uma apresentação. Ou seja, cada um sabe os momentos que mais precisa relaxar.

Leia também: Hipnose contra a insônia e a dificuldade de dormir

O melhor seria se sua empresa tivesse essa política instituída, seria mais tranquilo, contudo, você pode fazer isso por si mesmo. Use uma parte do horário de almoço para meditar, use o horário do cafezinho da tarde, peça licença e vá para um lugar tranquilo dentro da empresa, uma sala de reunião vazia. Enfim, um lugar que provavelmente não será incomodado e poderá relaxar por um momento.  Você pode fazer por si mesmo esse relaxamento ou ouvir um áudio de Meditação Guiada ou Mindfulness. Você pode utilizar-se de diferentes áudios, preferencialmente áudios terapêuticos, pois assim o conteúdo será mais rico e trará mais benefícios a você. Desenvolva o hábito de cuidar de si, cuidar da sua mente, desenvolva o hábito de fazer uma autoterapia, uma limpeza e manutenção interna. Por cerce sua performance melhorará, assim como sua qualidade de vida.

Assine o Canal da Clínica Delphos e Pantrus no YouTube

You Might Also Like