Autoconhecimento, Bem Viver

Sistema Imunológico Emocional

Sistema imunológico Emocional

O que fortalece a autoestima? O que enfraquece? Como ela é construída? O que é o sistema imunológico emocional? Tudo começa desde o momento em que nosso cérebro se desenvolve, ainda quando gestados. Ao nascemos, somos por natureza e sobrevivência, seres egoístas, necessitamos ser o centro das atenções. Precisamos ser cercados de todos os cuidados possíveis, alguém que nos alimente, que nos cuide, e isso é uma questão de sobrevivência. Não se trata propriamente de egoísmo, mas sim de instinto, isso tudo porque ainda não aprendemos a amar.

A quantidade de amor que recebemos durante a vida, é como algo armazenado em nosso recipiente mental, ou emocional. Dependendo de como se dá esse processo, teremos um individuo forte, estruturado, ou débil emocionalmente. Somos construídos das palavras que ouvimos, elogios ou críticas, por sermos valorizados ou depreciados; pelo que vimos, os exemplos ao nosso redor, pelo que nos permitem fazer ou pelo que nos impedem. Por sermos superprotegidos ou independentes.

Veja também: Resultados do tratamento com hipnose

Fortaleça o sistema imunológico emocional 

Na medida em que somos amados, aprendemos a amar, e não só o outro, mas também a nós mesmos. Ao mesmo tempo, nossa cultura escolhe métodos de educação que enfraquece nosso emocional, como por exemplo, as comparações. Você tem que ser igual ao seu irmão, melhor que seu primo. Por certo as pessoas não são iguais. Portanto não cabem comparações. E toda vez que isso é feito, não se fala de você, antes sim do outro. Se a comparação for com quem você acha que é inferior, se sente melhor; se comparar com quem supostamente é melhor, você se acha inferior. Comparações não dizem nada a seu respeito.

Veja Também: A Hipnoterapia te ajuda a romper com pensamentos e sentimentos negativos ligados à Depressão e reassumir o comando da sua mente e da sua vida…

As pessoas não são iguais, não cabem comparações

Toda comparação deve ser voltada pra si mesmo. Hoje estou melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje. E sempre valorizar e comemorar o presente, que é o seu melhor até o momento. Precisa ser valorizado, porque é o que existe, é o que serve de energia, de combustível para continuar. É o que faz acumular conteúdos que você valoriza, e isso potencializa a autoestima. Quanto maior o nível de amor a si, ou autoestima, maior a fortaleza interna, menos vulnerável estará aos impactos externos, que por vezes nos deixam mal. A autoestima é o sistema imunológico da consciência, portanto, mantê-la forte, é manter-se forte em todos os aspectos.

Odair J. Comin
Psicólogo Clínico, Especialista em
Hipnoterapia

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin

You Might Also Like